top of page
Buscar
Foto do escritorThiago Diniz

Por que devo aprender uma nova língua?

Atualizado: 31 de mai. de 2022

Estamos em um período que se faz necessário aprender idiomas. Mas para que uma língua estrangeira possa fazer sentido em sua vida, é essencial que você comece a entender sua importância.






Há muitos fatores que evidenciam a importância de aprender novas línguas, um deles é o fato de que, quando se aprende um novo idioma, o cérebro dá um "boom", abrindo-se para novas conexões e experiências, o que significa mais chances de memorização e retenção de informações. Além disso, é fato comprovado que pessoas mais idosas que aprenderam, ou aprendem novos idiomas, têm déficits cognitivos menores que aquelas que não o fazem, possibilitando uma qualidade de vida mental melhor, num esforço para prevenir-se contra doenças como: Alzheimer e demência, apenas com uma prática frequente de aprendizagem.


E quais idiomas devo aprender?

A importância do inglês no mercado é total, o espanhol vem crescendo cada dia mais, e outras línguas como francês, alemão e chinês (mandarim) são grandes diferenciais. Mesmo que digam a você que espanhol é muito parecido com o português, que é a língua que nos cerca, e que o inglês não é tudo, aprender uma língua estrangeira é a chave do sucesso! Mas aprender uma nova língua requer dedicação e interesse.


O inglês e o espanhol estão em todos os lugares! Na linguagem cinematográfica, música, artes, produtos, marcas etc. Se você for a China, verá placas de trânsito e de informações em inglês. Qualquer lugar na América Latina, e em muitos lugares nos Estados Unidos, verá falantes e informações em espanhol.






O mundo está cada vez mais integrado e interconectado, através de World Wide Web (A grande teia global de comunicação – a internet). Você pode saber quase que instantaneamente o que acabou de acontecer do outro lado do mundo, se comunicar com pessoas de todo o globo terrestre e aprender novas culturas, hábitos, entre outras coisas. Dados estatísticos mostram que 90% do conteúdo da internet está em inglês e/ou espanhol.


E a beleza da aprendizagem, onde fica?


A origem, a evolução e a beleza de um idioma são motivações fortes e que atraem estudantes do mundo todo a aprender uma nova língua. É verdade que as línguas latinas (como o francês, o espanhol, o italiano e o português) são conhecidas pelo seu ritmo cantado e seus sons agradáveis, línguas românticas. Já na escrita, japonês, chinês, russo ou árabe são desafiadoras e muito atraentes, por suas peculiaridades. Alguns vão dizer que o alemão é uma das línguas modernas mais difíceis, embora sua pronúncia e escrita possam soar interessantes e desafiadoras para outros.


Fonética, fonologia, sistema de escrita… E se a beleza da língua fosse avaliada por sua melodia?


Se pudesse dar conselhos ou motivar alguém a aprender uma língua estrangeira, esta seria uma boa razão: ouça música! É isso mesmo, ouça muita música! Podemos gostar de diferentes estilos de música, mas o fato é, que todos gostam de música. É claro que não se aprende uma nova língua apenas ouvindo música, mas sim, ouvindo o idioma. Lembra-se de quando você começou a falar sua própria língua? Provavelmente não, mas com certeza, você não nasceu falando vários idiomas ou mesmo sua língua materna. Você aprendeu a se comunicar ouvindo os comandos de seus pais, seus avós, tios e familiares conversando, e até mesmo em brincadeiras com outras crianças. Portanto, ouvir é 50% de seu aprendizado. E isso se pode fazer de diversas formas:


1) Ouvir notícias, filmes e séries com som original (sem dublagem), podcasts e até mesmo o clima tempo podem te ajudar significativamente: tire pelo menos 15 minutos de seu dia para escutar a uma música ou uma notícia, filme, série de TV, comercial etc. O importante é que seja algo que você goste e, que te faça bem.


2) Adquira um bom dicionário – use e abuse do dicionário, sendo on-line ou impresso, não importa, o ideal é que esteja a mão quando precisar pesquisar uma palavra, significado ou pronúncia.


3) Não tenha medo de tentar – se não entender uma palavra ou expressão, tente adivinhá-la pelo contexto ou situação, busque informações se possível, ou então chute mesmo! Não se preocupe tanto em errar, pois é errando que aprendemos.


4) Pense no idioma que está aprendendo – esforce-se para pensar já no idioma. As línguas têm estruturas, expressões e culturas diferentes, por isso podemos causar alguns erros de tradução. Se precisar traduzir, não faça palavra por palavra, mas sim tentando entender o sentido geral da frase. Quando você lê ou ouve a frase: I love you! Precisa de tradução? Então pense nisso para todas as outras coisas.


5) Anote tudo que puder no idioma que está aprendendo - Todas as palavras novas; todas as expressões; frases; tudo. Faça um caderno de anotações, ou anote numa agenda mesmo, o importante é a memorização.


6) Faça frases em sua cabeça - Pense como elas seriam se as traduzisse; faça perguntas sobre você e seu cotidiano e tente respondê-las.


Aproveite todas as oportunidades para falar a língua que está aprendendo, em casa, na rua, na escola, num parque, no celular, rede social etc. O mais importante é praticar!

Lembre-se que a nova língua deve fazer parte de seu dia a dia, incluindo-a em sua vida.


Alguns sites são muito eficazes na aprendizagem de um novo idioma, entre eles, aqui fica minha dica:

Acesse o site: letras.mus.br – lá você encontrará sua música favorita com letra original e tradução, ótimos elementos para aprender e se divertir. Então bons estudos!


Por Lourival Z. Santos.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page